quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Desporto Aventura 2013

Percurso pedestre nocturno de dia 03 de Agosto

Pr-2 PGR Trilho dos Romanos

Inicio Pelas 21h00

Este percurso inicia-se junto à capela da N.ª Sr.ª dos Milagres, local conhecido como Castelo Velho, a partir daqui pode observar a moderna ponte do IC8 sobre o rio Zêzere, que é a mais alta de Portugal com o tabuleiro situado a cerca de 200m de altura sobre o plano de água da albufeira da barragem da Bouçã.
Todo o percurso é realizado na série de vegetação Asparago aphylli-Querco suberis sigmetum, isto é, um sobral com carvalho alvarinho (Quercus robur).
Este trajecto é realizado ao longo de uma estrada empedrada, de grande declive e bastante antiga que, desde tempos imemoriais conduzia à única Ponte que atravessava o rio Zêzere num raio de muitos quilómetros. Esta Ponte, conhecida como Ponte Filipina do Cabril, data do século XVI, está classificada como Monumento Nacional e foi edificada junto de uma outra ponte, já em ruinas, cuja construção remonta ao tempo do Império Romano. Vamos portanto calcorrear um caminho histórico pelo qual passaram legiões romanas, exércitos, peregrinos, ricos e pobres.


Ficha Técnica de Percurso Pedestre


Nome de Percurso: Trilho dos Romanos

Localização: Freguesia e concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria

Acesso ao início do Percurso: Estrada nacional nº2, saída vila de Pedrogão Grande na rotunda da GNR seguir em direcção a barragem do cabril, o início do percurso encontra-se junto a cerração no referido sentido á direita.

Tipo de percurso: Pequena Rota Linear

Local de início: Estrada nº2 cruzamento da Nossa Senhora dos Milagres.
Local de fim: Ponte Filipina

Extensão:1,6 KM
Área em km quadrados: 0,13
Descida total:180m
Subida total: 2m

Altitude máxima: 377,04 m
Altitude mínima: 320,3 m

Duração: (aprox) 2 horas

Grau de dificuldade: fácil

Época aconselhada: todo ano (evitar dias muito sol)

Preço por pax:5€ inclui garrafas de água, monitores, seguros e enquadramento da atividade

Sem comentários:

Enviar um comentário